top of page
Foto do escritorOrtoJuf Ortopedia

Porque o Colete 3D vem sendo mais eficaz no tratamento para escoliose

A escoliose caracteriza-se pela curvatura anormal da coluna para um dos lados do tronco, causada pela rotação das vértebras. Essa deformidade pode ser notada analisando o paciente de costas.


Antes e depois do tratamento com colete 3D.


Normalmente, a coluna vertebral é reta e alinhada. Quando o paciente tem escoliose, a coluna acaba fazendo uma curva para um dos lados, em forma de “C” (uma curvatura) ou “S” (mais de uma curvatura), causando desconforto e dores. Essa deformidade é tridimensional, ou seja, afeta os três planos, sagital (flexão), frontal (inclinação lateral) e longitudinal (rotação).

Em mais de 80% dos casos, a escoliose não apresenta uma causa determinada, então chamamos de escoliose idiopática. Ela pode ser infantil (0-3 anos de idade), juvenil (4-10 anos de idade), adolescente (11-18 anos de idade) ou adulto (mais de 18 anos).


Radiografia da coluna vertebral de paciente com escoliose.


Quando o colete 3D é indicado?

O uso dos coletes ortopédicos 3D é indicado quando o paciente apresenta curvaturas de 25 a 45 graus de Cobb, durante a fase de crescimento de crianças e adolescentes, para prevenir a progressão da curvatura durante o crescimento da coluna vertebral. A fisioterapia específica para escoliose, com profissional especializado é fundamental para complementar o tratamento.

Existem diversos coletes para o tratamento da escoliose, mas eles atuam somente no plano frontal, desconsiderando o aspecto tridimensional da deformidade.

Já o colete 3D (Rigo Cheneau) tem sido reconhecido por apresentar princípio biomecânico, com potencial para promover a redução do ângulo de Cobb, usado para medir a deformidade do plano frontal nas radiografias dos planos cranial e caudal, na classificação da escoliose. Além disso, possui outros recursos, como as câmaras de expansão, capazes de permitir a mecânica respiratória e os específicos pontos de pressão, que agem como forças de torção no plano coronal e axial. Seu objetivo é interromper a progressão da deformidade e conseguir correção máxima, combinada com exercícios específicos para a obtenção de resultados eficientes, quando ainda não atingir a maturidade óssea.


Paciente usando colete 3D.


Como é o processo de avaliação e confecção do colete?

                Realizamos uma avaliação clínica do paciente, onde o fotografamos em diversas posições para registrar sua flexibilidade e capacidade de correção tridimensional.

Em seguida, fazemos o escaneamento completo da região entre os ombros até o fim do quadril e enviamos para um software, que identifica e realiza as correções necessárias de acordo com os aspectos do paciente.

A produção do colete é feita por uma máquina robótica que possui 7 eixos rotacionais que constroem, da forma mais precisa possível, o molde que usaremos para a fabricação da órtese.

O escaneamento 3D evita o uso de molde em gesso, com isso o paciente tem menos incômodo e possíveis dores durante o processo de tiragem de medidas. Além disso, a tecnologia do scanner permite o mais alto nível de precisão e fidelidade da anatomia do paciente.


Comparativo entre radiografias pós uso do colete e pré uso do colete.


Ficou interessado no assunto? Conhece alguém que possui escoliose?

Quer saber mais informações? Entre em contato com a gente!

1.225 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page