top of page
  • Foto do escritorOrtoJuf Ortopedia

Como deve ser feita a limpeza da sua prótese ortopédica em tempos de coronavírus?

Atualizado: 11 de mai. de 2020

Desde quando surgiram os primeiros casos do novo coronavírus (Sars-Cov-2), que causa a Covid-19, os principais órgãos de saúde do mundo têm nos atentado sobre a constante higienização que devemos manter durante o nosso dia, seja ela pessoal ou de objetos, vestuário, alimentos e do ambiente em que estamos. Tais medidas são muito importantes para diminuir a disseminação e contágio da doença, visto que o vírus não se desenvolve sob influência de determinadas substâncias, principalmente, álcool gel com concentração de 70% e água com sabão. Além destes, outros produtos são considerados eficazes para limpeza: cloro, água sanitária, desinfetantes em geral, limpadores multiuso com cloro ou álcool, álcool de limpeza (líquido, com concentração entre 60% e 80%) e detergente.

Adotar medidas pessoais de higiene e limpeza dificulta a propagação do vírus, permitindo maior segurança para você e para as pessoas ao seu redor. O simples fato de lavar bem as mãos (dedos, unhas, punho, palma e dorso) com água e sabão, utilizar álcool 70% para limpar objetos como telefones, teclados, cadeiras, maçanetas e tudo aquilo que é mais tateado, desinfetar superfícies com água sanitária e higienizar louças e roupas com detergentes próprios já são algumas das medidas importantes no combate.


E já que falamos de higiene pessoal, como o paciente amputado deve proceder com a limpeza da sua prótese? Por ser uma dúvida muito comum por parte dos nossos pacientes, nosso técnico ortesista/protesista Rogério Carnot preparou algumas dicas de limpeza para as quais devemos ainda mais atentos: “Nesse momento em que todos nós temos orientações de higiene, nada muda em relação à limpeza das próteses que vocês pacientes utilizam”. Ele ainda complementa: “Vocês devem continuar mantendo a mesma orientação, ou seja, higienizar o encaixe laminado em resina, internamente, com álcool gel 70% e lavar o liner de silicone com sabão neutro que não contenha nenhum componente químico – evitando-se assim uma possível danificação do material, enxaguar com água corrente e secar completamente. Depois de seco, pode voltar a vestir na pele, também higienizada com sabão neutro.” Confira o vídeo na íntegra.

Para qualquer dúvida, não hesite em entrar em contato conosco. Nossa equipe técnica está pronta para atende-lo(a) no fixo (32) 3215-3673 ou WhatsApp (32) 98421-7945.

1.422 visualizações0 comentário
bottom of page